domingo, 11 de novembro de 2007

Educação- Tema 2



Tema 2

Experiência Precoce

Nem os defensores do meio nem os defensores da hereditariedade, defendem uma terceira dimensão que é o Tempo.

A interacção entre as duas, vai dar o resultado do desenvolvimento. Mas para existir este desenvolvimento, existe uma altura propícia ou um momento para a interacção ocorrer?

Sumerhill

Fundou um colégio interno onde cada aluno tem participações nas decisões da escola e do currículo. Não são exigidas aulas, livros ou exames, apenas se trabalha ao nivel da livre expressão de ideias e do talento.

Este tipo de colégios, desenvolvem mais o lado emocional da pessoa desfavorecendo o lado intelectual.

A experiencia precoce, é essencial no desenvolvimento emocional.

O encontro entre a hereditariedade e o meio dá-se o tempo, este encontro não deve ocorrer nem demasiado tarde, nem demasiado cedo. Já que caso isso aconteça, a aprendizagem existe mas é mínima ou nula.

Em alguns estudos da psicóloga Myrtle McGraw, verificou-se que a prática especial precoce, poucos efeitos tinha ou mesmo nenhuns em alguns comportamentos.

McGraw, conclui que existem certos períodos na vida óptimos durante o desenvolvimento, ou seja existem períodos criticos em que uma dada actividade é mais susceptível à modificação através da repetição do desempenho.

McGraw, defendia que devemos pedir sempre a uma criança para praticar novas actividades, mas também para não se empenhar, deixando que a natureza leve o seu próprio tempo, pois forçar a criança a empenhar-se em actividades antes do período critico não só é inútil como mesmo prejudicial

Nancy bayley, iniciou um estudo a longo prazo sobre crescimento e desenvolvimento

humanos. Nancy focou o seu estudo em quatro aspectos.

- Os QIs não são constantes, o Qi varia consideravelmente durante longos períodos de tempo, ou seja o QI é o resultado das condições do meio, pois é uma propriedade humana em constante mudança.

- A variabilidade do QI, é maior durante os primeiros anos de vida, o equilíbrio do QI é proporcional à idade da criança.

- A capacidade intelectual pode continuar a crescer durante a vida, a aptidão mental continua a crescer até ao fim da vida (50 anos)

- As componentes do intelecto mudam com o nível etário, o progresso intelectual na infância, ocorre em estádios qualitativamente diferentes.

Bloom, delineou nos seus estudos, uma curva crescente com aceleração negativa

Jerome Brunner, ele afirma que para o desenvolvimento cognitivo ocorrer é

necessário expor a criança a uma variedade de estímulos, a um meio em mudança.

Variedade de estímulos o ingrediente básico.

Hunt, afirma que é contra a exposição da criança a uma variedade de estímulos avassaladora, pois o excesso de heterogeneidade de estímulos provocará na criança frustrações, tal como a desmesura em homogeneidade (tédio) provocará a rejeição da interacção com o meio.

Portanto, existe o problema do ajustamento de estímulos. Por isso, Hunt diz que a própria criança procura, naturalmente, os estímulos mostrando alegria e interesse espontâneo por aprender quando encontra esses estímulos, o que leva a um maior crescimento cognitivo continuo.

Quanto maior um QI, maior as ocupações profissionais que um individuo possa ter.

Sem comentários: