sábado, 17 de novembro de 2007

Prendizagem Organizacional




Apre
ndizagem
Organizacional

Podemos definir a aprendizagem ao longo da vida da seguinte forma:

1- Um processo de desenvolvimento que estejamos empregados ou desempregados.

2- Processo que compreende actividades formais e informais

3- Processo no qual que precisa de estruturas na aprendizagem ao longo da vida, para ter condições de maneira a que facilite essa aprendizagem.

Quando falamos em sociedade de aprendizagem refere-se à mobilização seja ao nível da sociedade, seja ao nível do público, criando assim oportunidades para a aprendizagem.

As empresas são uma entidade que têm um papel determinante na criação de oportunidades de desenvolvimento da aprendizagem.

O conceito de aprendizagem organizacional

A maior parte das organizações, pedem que as pessoas tenham a capacidade para responder de forma rápida e adequadamente às mudanças do meio, para que assim tenham a capacidade de improvisação de novos produtos e serviços e inovação.

Com o aparecimento da globalização isto veio trazer, mudanças e acréscimos tecnológicos faz com que seja determinante no mundo organizacional a capacidade de aprendizagem. Assim podemos dizer que este aumento de conhecimento faz com que as organizações sejam importantes no mundo da aprendizagem.

Surgindo assim, novos conceitos como:

- Aprendizagem organizacional

- Organização Inteligente

- Management do Conhecimento

Estes conceitos mostram os novos caminhos que se procura para desenvolver a capacidade de aprendizagem organizacional sempre com o objectivo de inovar.

Já que em épocas de crise as organizações procuram mudar as acções com vista a encontrar melhores resultados.

Este processo de aprendizagem ocorrer a dois níveis:

1- loop único, a empresa faz ajustamentos pequenos nas suas acções , nada muda, trata-se apenas de detectar e corrigir pequenos erros de rotina. São mudanças incrementais no funcionamento organizacional.

2- Duplo loop, que se trata da introdução de novos produtos, serviços ou mesmo inovação. Este processo dos dois, é o mais enriquecedor ao nível das competências. É na prática uma inovação ao nível dos processos das praticas existentes.

Importante de referir que a aprendizagem no mundo organizacional, depende muito da capacidade dos seus membros, no sentido de criar conhecimento, de disseminar este conhecimento a outros na organização o conhecimento adquirido, de improvisar ou renovar as novas práticas de produtos ou serviços.

Estes processos de inovação não se restringem apenas à inovação técnica, é uma nova forma de fazer as coisas incluindo novos caminhos de trabalho com clientes, novas formas de trabalhar, em parceria com vista a desenvolver áreas comuns e interesse.

Representação prática do conhecimento

O Importante é compreendermos como o conhecimento prático pode ser compreendido.

Teoria + Acção = Acção

A teoria é o suporte ao acompanhamento através da acção.

A teoria relevante inicia-se antes da acção, o modelo liga a teoria dando-lhe um sentido correcto.

Na tradição de Dewey, a inovação situa-se no reconhecimento da falibilidade do conhecimento como proposta dum mecanismo de aprendizagem ou dos aspectos de improvisos que lhe podem associar.

Shon, desenvolve a noção de conhecer pela acção, para descrever a estrutura conceptual que resulta em gerar novas ideias e conceitos e como é que estas se tornam coerentes com a prática.

Pode-se afirmar que uma organização aprendente aceita melhor a turbulência do meio, já que utiliza a capacidade dos colaboradores a diferentes níveis hierárquicos.

Com esta aceitação da mudança, faz com que a empresa trabalhe numa lógica de longo prazo mas ao nível estratégico. Ela conhece para onde se dirige, mas não planeia exactamente como lá vai chegar, é como um turista tem uma ideia onde vai chegar e determina a sua rota, mas nunca seguindo um plano meticuloso.

Sendo assim , a organização desenvolve a habilidade para aprender e aprender a aprender.

Ao nível do papel dos colaboradores, a aprendizagem depende da capacidade cada um, depende da capacidade individual.

- deve adquirir ou criar conhecimento novo para a organização e divulgar esse conhecimento a outros na organização , e assim aplicar os novos conhecimentos a outros na organização , renovando também as práticas do trabalho, produtos ou serviços.

Esta ideia, ou noção afecta a visão dos colaboradores na organização.

As organizações precisam dos seus colaboradores essencialmente para aprender, no sentido de adquirir novos conhecimentos e capacidades e aperfeiçoar práticas de trabalho, produtos ou serviços com vista à inovação.

Orientação de Aprendizagem

As organizações que criam oportunidades de aprendizagem aos seus colaboradores com objectivos a longo prazo, são considerados como organizações que aprendem e assim ao criarem facilidades de aprendizagem, estimulam os seus empregados a atingir novos conhecimentos e capacidades e adquirir novos conhecimentos para a resolução de problemas.

A aprendizagem nas organizações é feita pelos membros, que estão à mais tempo nas organizações e pelos que entram e detém novos conhecimentos

A aprendizagem organizacional é produtiva, quando é completa, não distorcida ou sem ser fabricada, é transparente, com feed-back válido.

Quando existe informação válida esta transforma-se em conhecimento (ou seja existe uma interpretação da informação).

A cultura organizacional, pode-se considerar como um factor mediador nos processos de aprendizagem organizacional, funcionando como o mecanismo integrador dos diferentes níveis de aprendizagem. Ela é um padrão de valores partilhados e de crenças que ajudam os indivíduos a compreender o funcionamento das organizações.

Pode-se considerar que a cultura organizacional, interliga o aprender na organização com o aprender com a organização, isto é, a aprendizagem individual e a aprendizagem individual e aprendizagem grupal são unidas pela aprendizagem organizacional.

Esta aprendizagem, caracteriza-se pelo elevado grau de incerteza do meio envolvente, pelo custo de erros, por uma exigência evidente do profissionalismo, e pela forte liderança para aprender.

Para se ter sucesso num meio de incerteza é vital segundo alguns autores esta aprendizagem

A percepção dos potenciais custos e o evitar erros facilita a aprendizagem, quanto mais o posto de trabalho apresenta altos custos associados ao erro mais a aprendizagem organizacional se desenvolve.

Para facilitar o processo de aprendizagem o profissionalismo deve acompanhar-se pelo commitment. Os profissionais avaliam-se pela extensão e domínio do conhecimento, cada vez que fazemos alguma coisa, devemos fazer melhor que da ultima vez, a fasquia vai aumentando em função do que as pessoas podem atingir.

O envolvimento dos lideres, também é importante, é crucial para o processo da mudança.

Políticos e académicos repetem que a mesma, ideia, , o mesmo mantra, que o conhecimento permite o desenvolvimento das competências.

A vantagem competitiva consiste no desenvolvimento do conhecimento simbólico mais do que o prático e em encorajar os valores mais do que os procedimentos.

Os membros destas organizações, estão continuamente em transformação.

Características de organização aprendente

Trocas livres numa comunidade de práticas, conhecimento em rede e experiência.

Capacidade de improvisar, no sentido de satisfazer as necessidades e expectativas

Aprender a liderar. Líderes intermédios, são instrutores, coach, mentores, compreendentes, modelos de aprendizagem.

Os líderes de topo apresentam a sua visão, mais orientados para a criatividade do que para a imposição.

Abertura ao diálogo

Diferentes perspectivas, abrem as portas a novos diálogos e a novos resultados

A aprendizagem Organizacional coincide cada vez mais com a ocorrência de transformações nas nossas economias e sociedades, as metas de aprendizagem se improvisam tão rapidamente, quanto a mudança do mercado.

Como diz Dogson (1993), a habilidade para mudar mudando-se a si próprio é a resposta viável às mudanças do meio. Com esta aprendizagem deve-se relacionar cada vez mais facilmente com a adversidade, o que promove a criatividade.

O acto de aprender é oposto ao acto de organizar, aprender significa, reestruturar, desorganizar inovar, mudar, organizar está associado planificar, estruturar, padronizar, estabilizar.

Vários autores, reduzem a aprendizagem organizacional à aprendizagem dos individuos

Schein (1994), escreve que a cultura é mediadora de facilitação ou inibição do processo de aprendizagem

As facilitadores podem ser as;

- Orientação para as pessoas

- Crença que o meio externo é maleável e que as organizações podem introduzir mudanças no meio e controlá-lo

- Comunicação aberta e extensiva à organização

- Valorização do trabalho em grupo.

- Crença partilhada que as pessoas querem e podem aprender, valoriza a aprendizagem e a mudança.

Para que exista uma adaptação ao meio, importante para a aprendizagem é necessário que:

- A tolerância ao erro

- A valorização do risco.

- A orientação para o futuro (atitudes positivas face ao meio envolvente)

- A abertura ( o conflito é natural, e desde que seja cognitivo o de argumentação racional, pode ser construtivo)

- A autonomia (responsabilidade na decisão)

Assim, a organização é qualificante na medida que constrói as competências necessária à sobrevivência e aprendente porque com base na experiencia, na relação ao meio, deduz as evoluções a implementar.

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